Direito de Família na Mídia
Participantes de maratona apresentam aplicativos para ajudar vítimas de violência
28/11/2014 Fonte: Câmara dos DeputadosForam apresentados nesta sexta-feira (28) 19 aplicativos sobre o tema “Gênero e Cidadania”, desenvolvidos ao longo da semana durante a segunda maratona hacker da Câmara dos Deputados – o Hackathon. Desses projetos, dois serão selecionados, até o dia 19 de dezembro, e premiados com passagem e hospedagem para participar de um encontro sobre projetos de democracia digital em Washington (EUA), na sede do Banco Mundial, patrocinador do evento.
Um dos sites desenvolvidos nesta semana foi o "Minha voz", que visa orientar a mulher sobre o que fazer no caso de violência, com base no seu próprio depoimento. No site, a mulher poderá fazer um teste para entender o tipo de violência que sofreu – se abuso ou exploração sexual, violência física, psicológica ou obstétrica, por exemplo. A partir das respostas das vítimas, o site vai informar como proceder em cada caso. “Ela não vai precisar perder tempo, já que ela está passando por um momento psicológico muito complicado”, explica a pesquisadora Salete Farias, uma das integrantes do projeto.
Outro aplicativo desenvolvido foi o Myrthes, uma rede social para troca de informações entre mulheres vítimas de violência e advogados e psicólogos voluntários. Uma das responsáveis pela proposta, Mônica Monteiro, de Maringá (PR), explica a ideia: “Dentro do Myrthes, eles conversariam, a mulher teria informações para entender melhor sobre o processo jurídico, social e psicológico que ela está pensando e também para conseguir efetivar uma queixa, um boletim de ocorrência, um processo em si.” Leia mais.